Após polêmica com nordestinos, jovem tem perfil hackeado no Twitter

2

Após provocar revolta entre os usuários do Twitter ao ofender nordestinos, o perfil, supostamente pertencente a uma jovem de Porto Alegre (RS), identificada como Sophia Fernandes, foi hackeado neste sábado.

 

Na conta da jovem (@sophiaofdreams), os usuários do microblog podem visualizar a mensagem: “Perfil hackeado! Motivo: XENOFOBIA”. O ato, segundo informações da página, teria sido realizado pelos grupos @AntiSecBrTeam, @iPiratesGroup e @GrayHatBRGroup.

 

Na última semana, o grupo @GrayHatBRGroup também assumiu a autoria de ataques aos sites da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia , da Câmara Municipal de Vereadores de Planalto, no Paraná, da Prefeitura de Santa Rosa, em Goiás, e do deputado federal Guilherme Mussi (PSD-SP).

 

Assim como a estudante de Direito Mayara Petruso, que, em novembro do ano passado, logo após o anúncio do resultado das eleições presidenciais, desencadeou uma onda de ódio na internet ao dizer no Twitter que queria “afogar os nordestinos”, o perfil atribuído a Sophia também detonou, em menor proporção, manifestações semelhantes de preconceito, informa a Terra Magazine o presidente da SaferNet, Thiago Tavares.

 

“Estamos apurando para esclarecer se a conta dela foi hackeada ou não. É um perfil antigo. Não descartamos esta possibilidade. Mas se for ela mesma, poderá responder pelo crime de racismo, que é inafiançável. A pena varia de dois a cinco anos”, diz Tavares, lembrando que Mayara Petruso atualmente responde na Justiça pelos ofensas aos nordestinos.

 

O presidente da SaferNet faz um apelo aos internautas para que não ajudem a espalhar os links com as mensagens de ódio.

 

“A recomendação é que não reproduzam os links nem fiquem batendo boca com o perfil que está cometendo o crime. Eles querem isso, querem atenção, querem repercussão”.

 

Para denunciar crimes na web, os internautas podem acessar os endereços: http://www.safernet.org.br/site/denunciar ou http://denuncia.pf.gov.br/ . “Os canais funcionam de forma integrada”, explica Thiago Tavares.

2 Comentários
  1. Anônimo diz

    esssa garota nao tem noçao, os nordestinos sao muito ´e competentes nao é a toa que no ensino esta em 1 preiro lugar ela é uma desinformadabeza e sem ffalar no carinho e na beza que so os nordest tem os nordestsinos etao em todo lugar poque respeitaçao as pessoas tem mais facil adpitaçao sou piauense nao troco meu piaui por nenhuma metropole!

  2. Anônimo diz

    Seria bom se aprendesse a lê e escrever ao fazer comentários. Nordestinos são SIM honestos, trabalhadores, esforçados e humildes (características que tanto nos orgulham em sermos NORDESTINOS).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.