‘Cajueiro-Rei’ do Piauí é apontado como maior do mundo, diz pesquisa

0

cajueiroA Secretaria Estadual de Turismo (Setur) anunciou na tarde da última quinta-feira (05), que o Cajueiro-Rei existente no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, é o maior do mundo. Os trabalhos de pesquisa e coleta de amostras da árvore foram realizados por uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Biologia Molecular e de Estudos de Injúrias Biológicas (LABMIMBIO) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Segundo o professor e coordenador de estudo genético do cajueiro, Fabrício Amaral, a confirmação ocorreu por meio da análise de várias amostras de DNA (Ácido Desoxirribonucleico) de diferentes partes da planta. “Neste caso foram realizadas duas fases importantes: a primeira foi a medição da área ocupada pela copa da árvore, feita pelo professor Pedro Soares; na segunda fase fizemos a coleta do DNA das folhas para testificar se todas pertenciam ao mesmo cajueiro. Após o recolhimento dessas amostras realizou-se um sequenciamento genético. E concluímos que todas as amostras pertencem a uma única planta”, explicou o pesquisador.

Desde de 1994, o cajueiro da cidade de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, é considerado pelo Guinness Book como o maior cajueiro do mundo. Mas, em 2010, o engenheiro agrônomo Wellington Rodrigues fez uma medição no cajueiro do Piauí e afirmou que o estado possuía o maior cajueiro do mundo. São 8,8 mil metros quadrados da árvore piauiense contra 8,5 mil do cajueiro potiguar. A expectativa do governo do Estado é que está novidade possa atrair mais turistas interessados em conhecer o Cajueiro-Rei.

Com informações da Assessoria da UESPI

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.