Câmara Federal aprova pedido de impeachment da presidente Dilma

0

camaraA Câmara dos Deputados votou, neste domingo (17/04), o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A sessão iniciou às 14 horas com as falas dos representantes dos 25 partidos na Casa, em seguida às 17h40 começou a votação. Cada deputado disse o seu voto.

Às 23h07 os 342 votos necessários para o prosseguimento do processo foram alcançados. Ao final da sessão, foram 367 votos favoráveis, 137 contra, 7 abstenções e 2 ausências.

Às 23h48, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, declarou aprovada a abertura do processo de impeachment e disse que a decisão será encaminhada ao presidente do Senado, Renan Calheiros.

A comissão do Senado deve se reunir entre os dias 21 de abril e 02 de maio. O parecer final é encaminhado ao plenário para uma nova votação. O processo só deve continuar se 41 dos 81 senadores (maioria simples) concordarem com ele.

Se o Senado aceitar o pedido a presidente é afastada por um período de 180 dias e o vice-presidente Michel Temer assume o cargo. Dilma recebe um prazo de 20 dias para apresentar nova defesa.

Agora, o processo seguirá para o Senado e uma comissão será formada para avaliá-lo. Só o Senado pode processar e julgar um presidente da República.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.