Estudantes de Esperantina nas Olimpíadas Brasileira de Matemática

1

O que é uma Olímpiada de Matemática?

É uma competição, como as de natação e futebol, como concursos de literatura ou festivais de música, e, como toda competição, tem sua preparação específica. O treinamento dos “atletas “de Olimpíadas de Matemática consiste na resolução de problemas de Matemática individualmente e em grupo.    Eles “treinam” com o objetivo  de  desenvolver a  habilidade  lógica,  a criatividade e a sociabilidade, bem como  bons  métodos de pensamento e de trabalho. A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma competição organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática e aberta a todos os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6° ano) e Médio das escolas públicas.

8° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Um grande evento nacional de Matemática voltado para o Ensino Fundamental  e o Ensino Médio nas escolas públicas  faz parte do Projeto  Universidade-Escola da SBM,  que tem  por  objetivo o  aprimoramento do ensino da Matemática no Brasil.    A   proposta  teve excelente acolhida pelo Ministério da  Ciência e  Tecnologia (MCT) e  pelo Ministério da Educação (MEC).   Este  projeto está sendo agora implementado pela  Sociedade Brasileira de Matemática (SBM)  e  pelo Instituto Nacional  de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.

Assim como no restante do Brasil aconteceu ontem dia 05 de junho nas escolas de Esperantina a primeira etapa das Olimpíadas de Matemática. Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino do 6° ao 9° ano participaram que foram elas:

REDE MUNICIPAL: E. M. CRISTO REDENTOR, E. M. DR JOSE PATRIOTINO REBELO, E. M. ESTEVÃO FERREIRA DA COSTA, E. M. FRANCISCO ALVES DE CARVALHO, E. M. FRANCISCO JOSE REGO CASTRO, E. M. FRANCISCO SIMPLICIO DO VALE, E. M. GERVASIO LAGES REBELO, E. M. JOÃO JOSE DE OLIVEIRA, E. M. JOSE SALES DIAS, E.M. LEONEL PEREIRA DA SILVA, E. M. MARIA BATISTA DE AMORIM, E. M. MARIA DAS GRACAS R. COELHO, E. M. NOSSA SRA DA CONCEICAO, E. .M RAIMUNDO DE SOUZA LIRA, E. M. RICARDO FRANCISCO DE AMORIM, E. M. SÃO BENEDITO, E. M. JOÃO BATISTA DE AMORIM, E.M. BERNARDO RIBEIRO DE BRITO, E. M. MARIA PINHEIRO DE CASTRO, E. M. RAFAEL ALVES DE ALMEIDA, E. M. DAVID CALDAS e E. M. MANOEL AMORIM NETO.

REDE ESTADUAL: UNID. ESC. MARIA DO AMPARO OLIVEIRA, UNID. ESC. ESTADO DA PARAIBA, UNID. ESC. JOSE NOGUEIRA DE AGUIAR, UNID. ESC. LEONARDO DAS DORES, UNID. ESC. SÃO RAIMUNDO NONATO e UNID. ESC. PETRONIO PORTELA.

A Escola Municipal Francisco Bento do Rêgo Castro da localidade Amargosa recebeu uma certificação em reconhecimento a colaboração e ao seu empenho em garantir a participação de todos os seus alunos na segunda fase da Olimpíada Brasileira de matemática das escolas públicas OBMEP 2011. Em 2012 a segunda fase acontecerá no mês de agosto.

1 comentário
  1. Valda Amorim diz

    A Escola Municipal Umbelino Rebelo também participou, inclusive essa foto é de lá.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.