Festival Nossa Arte este ano será em Pedro II

0

nossa arte

Os números revelam uma excludente dimensão: existem 650 milhões de pessoas com deficiência no mundo. Segundo a ONU, isso representa 10% da população mundial. A maior

ia dessas pessoas (80%)  vive nos países em desenvolvimento como o Brasil.  20% das pessoas mais pobres do mundo têm deficiências. Segundo o IBGE, mais de 15% da população do Brasil tem algum tipo de deficiência: são cerca de 35 milhões de pessoas. Dentre estas, 70% vivem abaixo da linha da pobreza.

A legislação brasileira para a pessoa com deficiência é uma das mais avançadas do mundo: empresas com 100 ou mais funcionários incluem     2 a 5% deficientes. Entre 5 a 20% de vagas nos concursos públicos são destinadas a deficientes. Acessibilidade é um decreto e a implantação da educação inclusiva chega às escolas. Mas isso não basta.

Pessoas deficientes necessitam de algo mais que uma rampa. Querem ser úteis em suas eficiências, merecem aprimorar seus talentos, comunicar seus sentimentos, ocupar espaços sociais, testemunhar seus desafios.

É impossível ser presidente dos Estados Unidos, um gênio da ciência ou um ícone da inventividade tendo dislexia, a dificuldade de aprendizagem: Abraham Lincoln, Albert Einstein e Leonardo DaVince superaram isso. Imagine um compositor clássico universal com surdez: Ludwig Van Beethoven conseguia sentir sua música. Pode alguém ser escultor com paralisia e atrofia muscular: Aleijadinho talhou com arte e emoção a pedra sabão de Minas Gerais.     

Ninguém é 100% eficaz. Nem todo deficiente é 100% incapaz. Incluir o deficiente é investir em sua eficiência.

FESTIVAL NOSSA ARTE ESTE ANO SERÁ EM PEDRO II

O Festival Estadual “Nossa Arte” do Piauí, acontecerá no período de 05 a 08 de setembro de 2013. A cidade que sediará o evento será Pedro II, situado na região norte do estado, com forte

 potencial turístico, de grande expressão no calendário cultural do Piauí. O foco do festival, será a arte das pessoas com deficiência, pertencentes as APAEs afiliadas na Federação Estadual das APAEs do Piauí. As modalidades artísticas estarão descritas no regulamento que norteia as ações do evento e será divulgado em data hábil à organização do festival.

Temos um histórico de sucesso no tocante aos festivais anteriores. Muitos números artísticos, já foram premiados de pontos distintos do Estado do Piauí, com talentos reconhecidos também na etapa nacional, com premiações muito importantes para os artistas, seus produtores e às APAEs  responsáveis pelas produções.

A VIII Edição do Festival Estadual Nossa Arte com a cultura da cidade sede, Pedro II, tem como referência a opala, pedra semipreciosa, encontrada em partes raríssimas do mundo, e no Brasil só no Piauí e, na região citada. Buscando evidenciar este potencial em harmonia com a beleza da arte, chegou-se ao entendimento de que o município de Pedro II seria neste momento, o melhor espaço piauiense para sediar a VIII Edição do Festival Estadual “Nossa Arte”, com o tema: Do encanto da opala, ao fascínio da “nossa arte”.

VEJA O VÍDEO

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.