Morro do Chapéu e Joaquim Pires discutem segurança em audiência pública

0

DSCF7367Atendendo a um requerimento dos vereadores Moisés Rodrigues (PSD) e Francisco Silva “Chiquim do Bento” (PMDB), a câmara municipal de Morro do Chapéu realizou na noite da última quinta – feira ( 24 ), uma audiência pública para tratar sobre os problemas vivenciados pela população do município referente a segurança. A audiência foi realizada na Escola Municipal Maria da Glória Pires, na localidade São José, zona rural do município.

DSCF7390Além dos requerentes e demais vereadores que constituem o poder legislativo municipal, participaram ainda do debate, a prefeita de Morro do Chapéu Marilda Rebelo e Regina Ramos de Joaquim Pires, o juiz de direito da comarca de Esperantina Dr. Ullyces Gonçalves, o promotor de justiça Dr. José Sérvio, o ex-prefeito Lucídio Rebelo, o advogado Dr. José Ângelo, o tenente da 4ª cia de polícia de Esperantina Ângelo, além do delegado especial da polícia civil Jeton Pinheiro que na oportunidade representou a secretaria de segurança do estado do Piauí.

Durante sua fala as centenas de pessoas presentes, o vereador Moisés Rodrigues justificou a realização da referida audiência pela avalanche dos mais diversos tipos de crimes ocorridos na região. Precisamos de ações de forma urgente para combater esta onde de crimes que assola a população do nosso município, destacou o vereador.

O presidente da Casa, vereador Francisco Silva “Chiquim do Bento”, manifestou-se sobre a Audiência proposta na comunidade. “É muito bem vinda a iniciativa, é necessário que se discuta, com urgência, a Segurança Pública de nossa cidade. Temos que cobrar, reiteradamente, das autoridades competentes, que sejam tomadas providências no sentido de darmos mais segurança à população. Não é mais possível conviver com essa situação”, ressaltou o presidente.

DSCF7386As discursões para ouvir a comunidade e buscar converter as propostas apresentadas em politicas públicas que beneficiem a população foram vários os relatos de pessoas que foram vítimas da ação criminosa na região. Roubos e assaltos, agressões, furtos, roubos de motos e mortes foram crimes registrados nos últimos dias na região.

DSCF7382A prefeita Regina Ramos da cidade de Joaquim Pires lamentou que um só policial é responsável pela segurança no município. Nós somos mais de quatorze mil habitantes e contamos com a presença de apenas um ( 01 ) na delegacia, lembrou a gestora.

O professor Jorge que leciona no turno da noite para estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA afirmou para as autoridades presentes que o clima de insegurança compromete até mesmo a educação no município.Os alunos que as vezes percorrem até 18Km de casa para a escola estão deixando de assistir aulas porque estão com medo de sair de suas casas, ressaltou o mesmo.

DSCF7398O ex-prefeito Lucídio Rebelo alertou ao representante da secretaria de segurança que a população da região perdeu o direito de ir e vir por conta do perigo de vida. “Até mesmo os templos religiosos de nossa região virou alvo dos bandidos”, adiantou o mesmo, referindo se aos constantes roubos e arrombamentos a Igreja Matriz da cidade de Esperantina.

DSCF7396O advogado José Ângelo lembrou que a cerca de cinco ( 05 ) meses atrás um debate semelhante sobre a questão dos problemas enfrentados nos municípios da região aconteceu em Esperantina e nenhuma ação para melhorar a situação foi tomada pelas autoridades estaduais.

DSCF7384O delegado Jeton Pinheiro ouviu atentamente todas as colocações apontadas pela população e gestores e se comprometeu em repassar os pedidos de melhorias ao secretário estadual de segurança pública Fábio Abreu.

O aumento do efetivo policial, melhores condições na estrutura dos GPM,s, rondas ostensivas e patrulhamento nas comunidades rurais foram alguns dos pedidos feitos durante a audiência. A câmara municipal irá elaborar um documento que também será encaminhado posteriormente para as autoridades responsáveis com o objetivo de buscar soluções de forma imediata para o problema.DSCF7379DSCF7370

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.