Piauí é o quinto estado que mais contribuiu com agronegócio no PIB em 2017

0

Novos dados sobre a participação do agronegócio no Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) foram divulgados esta semana e o Piauí aparece como segundo estado do Nordeste que mais cresceu em 2017. Segundo o levantamento, o estado cresceu cerca de 4% em relação aos anos anteriores, ficando atrás somente do Maranhão, que obteve média de 9,7%.

Os dados foram divulgados pela Folha de São Paulo através de levantamento feito pelo Banco Itaú, que se baseia nos números oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O produto interno bruto (PIB) representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos num determinado país, durante um período determinado. Esses resultados são divulgados anualmente e revelam a situação financeira de cada região. Em 2017, a economia brasileira cresceu cerca de 1% que o ano anterior. O Itaú prevê que o Brasil vai crescer cerca de 3% até 2019.

Se por um lado Piauí e Maranhão terminaram o ano com números positivos, outros estados do país encerraram no vermelho. É o caso de Sergipe com -3,1% e o Rio de Janeiro com -2,2%. Outros estados da região Sudeste como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, que juntos contribuem com quase da metade da produção nacional, também tiveram queda.

Gráfico de saldos do PIB 2017 (Foto: Reprodução/Folha de São Paulo)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.