Próximo trimestre terá chuvas abaixo da média no Piauí

0

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí divulgou, na manhã desta terça-feira (31), o prognóstico climático para o período de fevereiro, março e abril de 2017 no Piauí. De acordo com o boletim, o Estado terá chuvas abaixo da média.

A análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala (vento em superfície e em altitude, pressão ao nível do mar, temperatura da superfície do mar, entre outros) e de modelos estatísticos de diversas instituições de meteorologia do Brasil (Funceme, Inmet, CPTEC/INPE) e do exterior indicou o seguinte prognóstico para o próximo trimestre.

Ao considerando o Piauí como um todo, o percentual é de 30% de probabilidade para a categoria acima da média, 35% para a categoria em torno da média e 35% para a categoria abaixo da média. Mas o regime pluviométrico deve acontecer de forma diferente nas regiões, assim distribuídas:

Norte: 40% para a categoria acima da média; 35% para a categoria em torno da média; 25% para a categoria abaixo da média. Região Sul: 20% para a categoria acima da média; 35% para a categoria em torno da média; 25% para a categoria abaixo da média.

“O que explica a ocorrência de baixa precipitação pluviométrica no Piauí entre fevereiro e abril é a perda de força do fenômeno La Niña, que no Nordeste é responsável pelo aumento do volume de chuvas. Temos também a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que para a região Centro-Sul trará maior probabilidade de chuvas variando de normal a abaixo da normalidade e para o Norte do Estado vai favorecer condições de chuvas variando de normal a acima da média”, explica a gerente de Hidrometeorologia da Semar, Sônia Feitosa.

Comumente o período chuvoso no Piauí se inicia em dezembro e termina em maio. A média anual é de 1.036,0 mm, assim distribuída: Na região central a média é de 1.050,0 mm anuais; No Norte, é de 1.321,7 mm; e na região Sul, a média anual é de 736,3 mm de chuva.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.